Manifesto pela amizade feminina

Mulheres feministas. Porque toda mulher deveria ser

Karoline Albuquerque
2 min readJan 22, 2019

Falam comumente que grupos de mulheres não se dão bem. Sempre tem alguém para dizer que mulheres são desunidas, falam mal das outras. Infelizmente, isso é reforçado por parte de nós. Preferem amigos homens. Com justificativas não muito fortes.

Foto: lucia/Unsplash

Eu não. Eu gosto mesmo é das minhas amigas. Claro que com todo esse discurso, na adolescência, eu queria ter um melhor amigo. Mas estar ao lado de meninas maravilhosas fez essa ideia não ter força. Ninguém melhor que outra amiga para entender aquela nossa cara de morte com uma cólica.

E muito, muito, além. Apenas uma mulher é capaz de compreender o medo real da outra no mundo lá fora. De andar só, da rua deserta, do motorista desconhecido. E a força de uma engrandece a outra. Por nós, erguemos a cabeça e vamos.

É pensando em cada uma de nós, amigas ou desconhecidas, que todos os dias enfrentamos um mundo desfavorável, que repete no pé do nosso ouvido que não somos suficientes. Mostrando que precisamos fazer 200% para valer 50% de um homem.

Frustra e mina a confiança. Tem momentos em que eu queria ter nascido homem ou não nascido para evitar esse sofrimento por todas nós. Mas é nesses momentos que percebo que é melhor ser mulher. Porque vamos juntar nossas forças e lutar, como eles juntam para se defender.

Parece murro em ponta de faca, mas é por nossas vidas. Das nossas futuras filhas e netas. Não quero que sofram do mesmo pânico que nós ao verem um homem na rua, ao entrar em um ônibus meio vazio.

É pensando em todas nós que devemos levantar mais um dia, mesmo exaustas e esgotadas mentalmente de tanto discutir. Se eu desistir, e você desistir, e ela desistir, quantas de nós vão ficar?

A necessidade de termos uma às outras. Pelas próximas que virão que não fico mais calada. Rebato, reclamo, brigo. Já ouvi que preciso ser simpática. Não preciso, não. Não precisamos. Seremos nós. Vamos brigar, se preciso for, a cada dia para buscar nossa liberdade por ser mulher.

Daí é que não troco minha melhor amigaminhas melhores amigas — por nenhuma amizade de chick flick. É com elas que aprendemos a colocar a cara no mundo.

--

--

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque

Written by Karoline Albuquerque

Queria ser astronauta, mas sou jornalista.

No responses yet