O surpreendente número de cartões por simulação na Copa 2019

Karoline Albuquerque
2 min readJul 7, 2019

--

Foto: Reprodução/Twitter @FIFAWWC

Desde o início, a Copa do Mundo França-2019 é tida como uma de grande visibilidade. Os comentários e as hashtags nas redes sociais podem parecer algo de “bolha”, mas os números divulgados pela Fifa antes dos dois últimos jogos da competição comprovam que futebol feminino tem público. E que as atitudes das mulheres em campo são diferentes dos jogos masculinos.

No relatório dos 50 jogos disputamos até as semifinais, a entidade explicou alguns dados das partidas, além dos já repetidos sobre audiência. Aqui vamos tratar dos 90 minutos.

Advertências

O número que mais chama atenção, em tantos da lista, é a quantidade de cartões amarelos por simulação na Copa feminina. Apenas um. Isso mesmo. Um cartão por simulação. Inimaginável, né?! Dos 125 amarelos, outros três foram para goleiras se adiantando em cobranças de pênalti e quatro por conduta antidesportiva.

A média de faltas foi de 20,58 por jogo, com a maior quantidade no embate entre Austrália e Itália, chegando a 39. Já Estados Unidos e Tailândia somaram apenas dez. Foram 25 pênaltis marcados, sendo 12 após intervenção do árbitro de vídeo. O VAR, inclusive, foi acionado por 31 vezes. Desses, só quatro confirmaram a decisão inicial da árbitra em campo.

Torcida

Também vale destacar os 90 minutos nas arquibancadas. Mais de um milhão de torcedores marcaram presença nos jogos, proporcionando uma ocupação de quase 75% nos estádios, com 24 jogos tendo ingressos esgotados. Os franceses lotaram todas as partidas da seleção anfitriã.

A conclusão disso é que o futebol feminino é um produto a ser explorado. E que a modalidade tem muito a ensinar sobre o esporte. Sem drama. Sem teatro.

--

--

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque

Written by Karoline Albuquerque

Queria ser astronauta, mas sou jornalista.

No responses yet