Técnica mulher não é obrigatório, mas também não é favor
Técnicas são maioria nas quartas de final. O comando é delas
Antes do início da Copa do Mundo França-2019, listei em meu caderno as seleções comandadas por mulheres. Das 24 equipes na disputa, apenas nove, menos de 40%, tinham uma treinadora na área técnica (poderiam ser dez, mas certa entidade não colabora).
Eram elas: a anfitriã Corinne Diacre (França), a atual campeã Jill Ellis (EUA), a remanescente Nuengrutai Srathongvian (Tailândia), Asako Takakura (Japão), Desiree Ellis (África do Sul), Martina Voss-Tecklenburg (Alemanha), Milena Bertolini (Itália), Sarina Wiegman (Holanda) e Shelley Kerr (Escócia).
Curiosamente, seis delas avançaram às oitavas de final. Dessas que chegaram no mata-mata, apenas Takakura não chegou à fase seguinte. Agora, nas quartas, as técnicas se tornam maioria.
São oito seleções remanescentes. As comandadas por Diacre, Jill Ellis, Voss-Tecklenburg, Bertolini e Wiegman lutam por vagas entre as quatro melhores do mundo.
O que isso quer dizer? Ainda não fiz completamente uma reflexão sobre. Mas podemos destacar apenas que quatro das cinco equipes favoritas ao título desde o princípio da Copa tinham uma semelhante para tomar as decisões. Que sabem as escolhas a fazer.
A conclusão fica a cargo de um desejo: que as técnicas tomem seu lugar por direito cada vez mais nos futuros Mundiais. E se tornem maioria. Jamais para ser um favor*.
“Existe apenas uma mulher na comissão técnica de Vadão, a auxiliar Beatriz Vaz, chamada pela CBF para atender determinação da FIFA, que exige pelo menos uma representante feminina em comissões.”* – El País
Técnicas na Copa do Mundo 2018
- Asako Takakura (Japão)
- Corinne Diacre (França)
- Desiree Ellis (África do Sul)
- Jill Ellis (EUA)
- Martina Voss-Tecklenburg (Alemanha)
- Milena Bertolini (Itália)
- Nuengrutai Srathongvian (Tailândia)
- Sarina Wiegman (Holanda)
- Shelley Kerr (Escócia)
Técnicas na Copa do Mundo 2015
- Nuengrutai Srathongvian (Tailândia)
- Silvia Neid (Alemanha)
- Clementine Toure (Costa do Marfim)
- Vanessa Arauz (Equador)
- Martina Voss-Tecklenburg (Suíça)
- Pia Sundhage (Suécia)
- Jill Ellis (EUA)
- Amelia Valverde (Costa Rica)